top of page
Foto do escritorCooagrical

Ervilhas e as suas propriedades


A ervilha é um alimento muito apreciado especialmente pelas crianças. Sua difusão e uso alcança níveis mundiais. Suas principais qualidades benéficas para a saúde, se concentram à nível cardiovascular.


Denominação


É conhecido com o nome comum de Ervilhas, mas seu nome científico ou em latim é Pisum sativum. Pertence à família das Leguminosas, entre as que também se encontram as favas e vagem.


Origem


O homem sempre cultivou a ervilha desde muito tempo, onde foi encontrado restos carbonizados de sementes nos lugares neolíticos (7.000 a.C.). Seu uso na Europa é relativamente recente, sendo introduzida desde Palestina ou Egito nas regiões orientais europeias do mediterrâneo, área que é considerada como seu principal centro de diversificação. No entanto, é muito antigo seu uso nas zonas rurais da Índia, de onde foram introduzidos na China. Até o século XVI a ervilha foi usada como grão seco e como folhagem, e a partir desse momento, começou a ser usado o grão fresco.



Quando e em que condições podemos encontrar as ervilhas?


Encontraremos ervilhas em qualquer época do ano. Considerando que além de ser um dos produtos mais facilmente se comercializam, é a ervilha congelada.

A ervilha é um cultivo de clima temperado e um pouco húmido. A planta se congela com temperaturas por baixo de 3 ou 4ºC baixo 0, e para seu crescimento quando as temperaturas são menores de 5 ou 7ºC. Seu crescimento é óptimo a temperaturas entre 16 e 20ºC, estando no mínimo entre 6 e 10ºC o máximo em mais de 35ºC.


Características nutritivas


A ervilha é uma hortaliça com um valor energético considerável, que pode chegar a fornecer até 81 kcal/100g. Falamos de uma hortaliça com um teor em água relativamente baixa em comparação com outras hortaliças (79%). Seu conteúdo em carboidratos considerável (13,1%), sendo muito destacável seu teor em fibras (5,1%). Contém uma quantidade importante de proteínas 5,9% e quantidades quase inapreciáveis de gordura (0,5%).

Minerais: seu teor mineral é destacável, podendo chegar a supor o 0,9% do seu peso total. Destacaremos o ferro, o fósforo e o potássio por ser os minerais que se encontram em quantidades muito importantes, quase tanto como as anteriores: magnésio, zinco e cálcio. Mas além disso podemos citar outros minerais que se encontram em quantidades muito importantes de tais minerais, quase não contendo sódio, o que faz suas qualidades sejam ainda mais destacáveis.

Vitaminas: em quanto ao fornecimento de vitaminas, a ervilha é uma das hortaliças com maior teor em vitamina C, sempre e quando se consome fresco. Por outra parte destaca a grande quantidade de ácido fólico que pode chegar a conter. E além das anteriores contçem vitaminas B1, B2, niacina, B6, e vitamina A e E.


As proteínas de origem vegetal tem um valor biológico menor que as de origem anima. As proteínas presentes nas leguminosas são deficientes em certos aminoácidos. Mas se consumimos à vez leguminosas e cereais conseguimos compensar esta deficiência de aminoácidos. Portanto comendo cereais e leguminosas no mesmo prato, conseguiremos um fornecimento proteico muito importante e de qualidade, com um fornecimento escasso de gorduras saturadas e sódio, e uma quantidade de fibra e potássio.


A ervilha é benéfica


A ervilha forma parte da nossa alimentação desde há séculos, mas não precisamento pela sua acção medicinal, senão pelo seu valor nutritivo, como alimento de fornecimento energético considerável. Mesmo assim podemos destacar alguns efeitos beneficiosos sobre a saúde da ervilha são:

  • Problemas cardíacos: devido ao seu escasso conteúdo em sódio e gordura, e a elevada quantidade de potássio e contém a ervilha podem ser consideradas cardio-saudáveis. É conveniente sua utilização na dieta de individuos que parecem insuficiência cardíaca, degeneração do músculo cardíaco, angina de peito, etc.

  • Diabete: embora seu teor em carboidratos é considerável, eles são de assimilação lenta (amido) o que facilita o controle da glucínio(níveis de glicose no sangue).

  • Gravidez e amamentação: devido ao seu alto teor em potássio, outros minerais, vitaminas e proteínas (especialmente se é combinado com o consumo de ervilha e com cereais), seu uso é recomendável especialmente para gestantes e crianças em fase de amamentação.

  • Transtorno do sistema nervoso: a ervilha é rica em vitamina do complexo B e minerais necessários para o correto funcionamento do sistema nervoso. É aconselhável seu consumo no caso de fragilidade nervosa, irritação, depressão e insónia.


Se abusarmos do uso de ervilhas é prejudicial?


No momento não é conhecido efeitos tóxicos derivados de um consumo excessivo de ervilha. Mesmo assim, não devemos esquecer que tudo deve ser utilizado com certa medida, e que uma dieta equilibrada não é somente a que fornece todos e cada um dos nutrientes, senão que além disso deve ser variada em quanto aos alimentos que formem parte dela.




 

https://bonduelle.pt

261 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page