Manter um aquário poderá ser um desafio e uma experiência única. Ao contrário do que se costuma pensar, a manutenção de um aquário é acessível e económica. Os custos mais dispendiosos são no início quando tem de preparar tudo para a chegada dos seus peixes.
Não só a escolha, mas também a manutenção do aquário é uma das maiores dúvidas na hora de tornar os peixinhos nossos animais de estimação. Qual o aquário mais adequado aos meus peixes? Com que frequência se deve limpar o aquário? Quais os produtos adequados para uma limpeza eficaz? Estas e tantas outras perguntas surgem frequentemente.
Sendo o aquário um habitat, é necessário adequá-lo às condições a que o peixe está habituado bem como às condições mais adequadas à sua espécie. A ventilação e temperatura são fatores importantes a ter em conta, assim como a escolha de algumas plantas que ajudem na oxigenação da água.
Para além do fator estético, o tamanho é o principal fator a ter em atenção na escolha de um aquário. O tamanho vai depender não só da quantidade de peixes que tem, mas também do espaço disponível assim como a estrutura onde ficará o aquário (quanto maior a capacidade em litros, maior será o peso do aquário).
Alguns aquários de maior dimensão trazem incluído um sistema de filtragem, no entanto existem diversos modelos e opções de compra.
CRIE UMA ROTINA DE MANUTENÇÃO
Realizar uma manutenção rotineira permite-lhe manter um aquário estável e equilibrado. Deve dedicar cerca de trinta minutos na manutenção do aquário a cada duas semanas por forma a evitar problemas comuns e demorados.
MATERIAIS DISPONÍVEIS PARA A MANUTENÇÃO DO AQUÁRIO
São inúmeros os acessórios disponíveis para a manutenção do aquário, como são exemplo materiais filtrantes, filtros, aquecedores, bombas de ar.
Os filtros e materiais filtrantes ajudam a filtrar impurezas e a manter um ambiente saudável para os seus peixes. Os sistemas de filtragem são, normalmente, divididos em três tipos: filtragem química, mecânica e biológica.
As bombas de ar são essenciais para muitos peixes e plantas. Estas fornecem uma fonte adicional de oxigénio para a saúde do ecossistema. O seu tamanho varia de acordo com a quantidade de água de um aquário.
MANUTENÇÃO DA ÁGUA
A manutenção da água poderá ser feita a cada duas semanas, contudo, se quiser seguir um controlo e monitorização mais rigoroso poderá realizar:
Diariamente:
com verificação da temperatura da água;
Semanalmente: com substituição de cerca de 10% da água por água limpa;
testar os níveis de PH, amónio, nitrito e nitrato de acordo com as necessidades dos peixes e aquário e limpar o excesso de algas acumuladas;
Mensalmente:
com substituição de cerca de 25% da água;
realizar a manutenção de bombas e filtros e limpar algas, plantas e decorações, se necessário.
ERROS NA MANUTENÇÃO DOS AQUÁRIOS
Existem alguns erros comuns na manutenção do aquário, como é exemplo a limpeza excessiva. Ao limpar o aquário, estamos a limpar alguns elementos do ecossistema dos peixes, como algumas bactérias que se formam e que se tornam essenciais no habitat. Outros erros comuns incluem:
O uso de aquários em forma de bola (demasiado pequenos e a sua superfície não permite uma boa oxigenação);
Amontoar demasiados peixes (muitos peixes num aquário que não é adequado, aumenta o stress e prejudica os peixes).
Se está a iniciar-se no mundo de aquariofilia saiba que manter um aquário não é uma tarefa difícil quando existe o gosto por este mundo. As maiores dificuldades serão no início em que terá de perceber tudo aquilo que o seu aquário precisa consoante as espécies que irá escolher.
Também o investimento inicial se mostrará elevado mas é fundamental para que construa um aquário equilibrado com as condições básicas e essenciais à vida dos peixes que escolher.
Comments