top of page
Foto do escritorCooagrical

Manjerico- A Planta dos Santos Populares



O Manjerico é uma planta aromática muito decorativa e perfumada. Este possui folhas pequenas que se agrupam de forma muito precisa, originando um pequeno arbusto de aspecto compacto, que muitas vezes é utilizado como planta ornamental.


O Manjerico possui propriedades benéficas para o organismo e é ideal como condimento.


  • Pode-se semear de Fevereiro a Junho.

  • Gosta de exposição ao sol e adapta-se a qualquer tipo de solo, mas prefere solos enriquecidos com matéria orgânica, soltos e permeáveis.

  • Espaçamento: 30 cm entre linhas e 20 cm entre plantas.

  • Pode ser cultivado no campo, hortas, jardins e em vasos.


Conhecida como “erva dos namorados”, o Manjerico é a planta popular das festas de São João, no Porto, e de Santo António, em Lisboa. Segundo a tradição dos manjericos, na altura das festas, em Junho, os namorados oferecem as namoradas um manjerico.


Além da planta, o vaso traz também um cravo feito em papel e uma pequena bandeira com um verso popular alusivo ao amor. Oferecer um manjerico, é quase como fazer um voto ou um pedido.


A tradição dos Manjericos diz que não se deve cheirar a planta diretamente, pois isto faz com que ela seque mais rapidamente. Sendo assim, a maneira correta de sentir sua fragrância é passar a mão suavemente sobre a planta e depois cheirar a mão.


O manjerico é uma planta aromática, e exige muitos cuidados. As moças que o recebem devem tratar deles por um ano, até que nas festas do ano a seguir devem ser substituídos.


Nesta altura do ano, os manjericos encontram-se à venda em todo o lado. No entanto, muitas pessoas não sabem como tratar deles.


O que é o manjerico?


O manjerico é uma herbácea muito aromática de folhas pequenas e ovaladas cujo nome científico é Occimum minimum. Esta planta, originária do Médio Oriente, é da família do manjericão e é usada nestes países como aromática, condimentícia e medicinal. Entre nós, é muito procurada na altura dos Santos Populares para decoração, mas sobretudo pelo seu perfume inebriante e singular. Além de terem um aroma muito agradável servem de repelente de insetos.



Como cultivar


Os manjericos são plantas com ciclo de vida anual. Podem e devem semear-se no fim do inverno, em substrato rico em matéria orgânica, num local com muita luz. Colocando várias sementes no mesmo vaso, conseguir-se-á que se forme um tufo denso e arredondado. Deve-se manter o substrato húmido borrifando regularmente e, em condições normais, estará bem formado em junho. Depois de florescerem, durante o verão, dão sementes e morrem no outono.


Como manter um manjerico?


Os manjericos gostam de locais com muita luz, mas resguardados do sol direto, sobretudo o da tarde. O ideal é estarem em vasos de barro por serem porosos e permitirem que as raízes respirem. O substrato deve ser mantido húmido e, nos dias mais quentes, deve colocar-se um prato com água no fundo do vaso para manter a planta hidratada. Quando começar a dar flor, uma poda ligeira ajudará a prolongar a vida do manjerico.


“O manjerico só pode ser cheirado com a mão”: mito ou verdade?


É uma frase que ouvimos desde sempre sem perceber bem porquê. O facto é que esta afirmação não passa de um mito sem qualquer explicação científica. Os manjericos são plantas sensíveis que, por vezes, duram apenas poucas semanas, pelo que na verdade este mito não passa de uma desculpa para justificar a sua morte.





Nome vulgar Manjerico


Particularidade Aromática e condimentícia


Local de Plantação Ao pé de uma janela, com muita luz mas sem sol direto


Utilização Arraiais dos Santos Populares, como repelente de insetos ou em culinária



A tradição dos Santos Populares

O manjerico é um dos símbolos das festas dos Santos Populares. Não há arraial de Santo António, São João ou São Pedro que não inclua esta mítica planta. A tradição diz que, no dia de Santo António, os namorados devem oferecer um manjerico devidamente ornamentado com uma flor de papel colorida e uma bandeirinha com uma quadra alusiva à ocasião.



754 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page