Um Minhocário é uma sistema de reciclagem de lixo orgânico caseiro, com minhocas que transformam restos de alimentos em adubo!
O minhocário caseiro é uma ótima ferramenta doméstica de diminuição do lixo orgânicoe de redução dos gases do efeito estufa. As minhocas (seres higiénicos) fragmentam a matéria orgânica, permitindo que o ciclo de vida se renove, e facilitando a decomposição pelos micro-organismos, os principais formadores de húmus, uma substância essencial para a manutenção da vida na Terra.
Material necessário:
Baldes com tampa (não deverão ter tido no seu interior conteúdo tóxico)
Torneira pequena para inserir no balde que ficará no fundo
Restos de alimentos
Continuação (a partir do minuto 4:50) Como alimentar o seu minhocário:
Continuação: Biofertilizante (liquido gerado no minhocário)
Vantagens do minhocário
A principal vantagem do minhocário é para o meio ambiente. Mais da metade de todo o lixo doméstico produzido é de origem orgânica, ou seja, restos de alimentos.
Parte desses restos de alimentos pode ser compostada, o que evita a emissão de gases de efeito estufa (como o metano) - não só pelo próprio processo de transformação do lixo em húmus, mas também porque reduz as emissões da queima de combustível do transporte do lixo até os aterros.
Além disso, o minhocário ajuda a reduzir a demanda por espaços em aterros e lixões, que costumam concorrer com outros usos do solo que trariam mais benefícios para a sociedade, como a construção de parques, hortas, espaços para desportos, entre outros. Algumas pessoas relatam ainda que o contato com o minhocário proporciona benefícios terapêuticos.
O húmus, principal produto do minhocário, é uma substância muito rica em nutrientes para plantas e essencial para a vida na Terra. Você pode entender melhor sua importância na matéria: "Húmus: o que é e quais são suas funções para o solo".
Além do húmus, o minhocário produz um fertilizante líquido conhecido como chorume, que, dependendo das proporções de diluição em água, pode ser usado tanto como adubo quanto como pesticida.
Se o chorume (biofertilizante) for diluído em dez partes de água, serve como adubo; se for diluído em uma parte de água, serve como pesticida natural e pode ser borrifado nas folhas das plantas.
Como funciona o minhocário?
A deposição de lixo orgânico no minhocário deve se dar em pequenas quantidades e deve acontecer no(a) primeiro(a) balde/caixa (onde está a camada de húmus). A cada novo depósito, a matéria orgânica deve ser coberta por matéria seca como folhas ou serragem. Quando a primeira caixa encher, ela deve ser trocada de lugar com a caixa do meio, e permanecer em descanso até que a segunda caixa (desta vez localizada na parte superior) também fique cheia. Normalmente a formação do húmus da caixa de descanso levará cerca de dois meses. Esse é o tempo da caixa de cima encher. Se caso a caixa de cima levar menos tempo que isso para ficar cheia significa que sua família precisa de mais caixas digestoras.
Atenção
O chorume (biofertilizante) também deve ser recolhido periodicamente. E nem este nem o minhocário devem ter mau cheiro. Caso tenha é porque existiu um problema de manutenção!
Comments