Muito Sol e pouca água são suficientes para inundar o jardim e o terraço com as cores intensas das sardinheiras.
A floração prolongada e a folhagem atractiva fazem da sardinheira uma das plantas de vaso mais apreciadas. A sardinheira pertence ao género Pelargonium que compreende mais de 250 espécies que se dividem em quatro grandes grupos.
FICHA DE CULTIVO
De norte a sul, a sardinheira é a verdadeira estrela das varandas e terraços portuguesas. Também conhecida como gerânio, esta planta tem flor durante todo o ano e requer pouca manutenção. Fique com a sua ficha de cultivo e plante-a já sozinha ou em floreiras.
Nome científico: Pelargonium sp.
Ciclo de vida: Herbácea perene
Altura: Até 0,4 m
Época e cor da floração: Todo o ano; branca, encarnada, rosa, lilás, etc
Época de plantação: Qualquer altura do ano
Local de cultivo aconselhado: Varandas e terraços com muito sol. Toleram bem o calor e o frio.
Rega: Regar apenas quando o solo está muito seco. Resistente à secura.
Substrato e fertilização: Substrato universal ou substrato para plantas aromáticas. Basta adicionar húmus uma vez ou duas por ano no início da primavera e final de verão.
Tipo de vaso/floreira: Qualquer um desde que tenha mais de 20 cm de largura e profundidade. Excelente para floreiras de janela.
A saber:
Zonal, híbrido de P. zonal, que se destaca por uma mancha em forma de ferradura no centro das folhas;
Gitanilla ou gerânio de hera (P. peltatum), ideal para cestas pendentes;
Aromático, com odor a limão, P. citriodorum) com cheiro a rosa e P. graveolens, com folhagem muito perfumada.;
P. grandiflorum que produz flores maiores e mais atractivas que as restantes. Excepto esta última, que oferece floração mais curta, as outras começam a decorar em Maio, podendo chegar até meados do Inverno em condições climatéricas favoráveis.
Nas regiões de clima quente, a sardinheira pode ficar sempre ao ar livre, enquanto nas zonas de invernos frios convém proteger com plástico ou trasladar para ambiente seco e fresco. Pode ser cultivada em vaso ou em maciços, desde que receba Sol directo e conte com sistema de drenagem que permita eliminar o excesso de água.
DE CHEIRO “Ballerina” é uma das variedades mais desconhecidas mas mais apreciadas. Conta com deliciosa fragrância a lima e menta e é de hábito rasteiro, muito prático para jardinagem em zonas mediterrânicas. Não gosta de ser encharcada.
ZONALE A variedade “Mr. Wren” do gerânio zonal (Pelargonium zonale) é indestrutível e ao mesmo tempo bonita. Indispensável a aplicação de ferro na Primavera para evitar amarelecimento.
GRANDIFLORUM Os Pelargonium grandiflorum “Mme. Layal” são os mais elegantes e delicados de todas as espécies.
PELTATUM Nesta época, as sardinheiras mais utilizadas ao Sol-sombra são os P. peltatum “Christian”.
STELLAR As duas variedades mais procuradas pelos aficionados são as “Capullos rosa” e as “Stellar”. Entre as últimas, este gerânio “Orange pixie”, com delicadas flores de pétalas bicudas e folhagem matizada em verde e bronze.
Comments